O Diretor-Presidente do METRÔ-DF, Marcelo Dourado, é formado em História pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Administração Pública (políticas públicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em 2016 especializou-se em Gestão do Conhecimento, pelo Programa de Capacitação para Operadores de Sistemas sobre Trilhos por meio da Missão JICA – Japan International Cooperation Agency, em Osaka no Japão.
Marcelo Dourado já foi Secretário de Turismo do Distrito Federal e Diretor-Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Se empenhou em projetos de infraestrutura, logística, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável para o Centro-Oeste.
Em abril de 2017, o METRÔ-DF recebeu o prêmio Golden Chariot Internacional Transport Award, na categoria Companhia Nacional de Transporte do Ano, durante o evento “Metas de Desenvolvimento Sustentável – Transporte e Paz”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra (Suíça). Segundo Marcelo Dourado, o prêmio é um reconhecimento pela iniciativa em colocar em operação a estação de metrô totalmente sustentável.
Em outubro de 2017, o METRÔ-DF lançou a primeira estação com captação de energia solar da América Latina, a Estação Guariroba. O Sistema de Energia Solar Fotovoltaica (SESFV) em Guariroba, com 578 painéis, já em operação, gerando uma média de mais de 300 mil kWh (quilowatts-hora) por ano.
Em fevereiro de 2018 foi lançado o edital do pregão para contratação de empresa especializada para o fornecimento de equipamentos com montagem e instalação de Sistema de Energia Solar Fotovoltaica – SESFV na Estação Samambaia Sul do METRÔ-DF. O referido sistema fotovoltaico tem previsão de entrar em funcionamento em meados de julho de 2018.